Ana Rita Cavaco

anaritacavaco_20151216

 

Antes demais, seria necessário compreender todo o complexo que se passa no nosso ramo.

Sou enfermeiro com mais de 10 anos de trabalho, acho que não será necessário referir onde exerço e o meu nome, visto que escrevo isto para que se entenda o quão mal anda a nossa Ordem e como andamos entregues a pessoas que realmente estão a querer tomar rumos errados e a “ocultar” o que não devem.

 

Sim, estou a falar de Ana Rita Cavaco, A Bastonária da ordem dos enfermeiros, a qual atualmente faço parte, aliás, fazemos todos parte visto que é a mesma que nos representa.

Para que se compreenda o quão complexo é o caso passo então a demonstrar a situação passo a passo:

Ana Rita Cavaco

  • Eleita Bastonária da Ordem dos Enfermeiros por 800 votos com uma abstenção de 87,65%.
  • Tem um histórico de polémicas e de suspeitas na gestão desde o tempo da Federação nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem (abordarei este campo mais tarde).
  • Em 2013, alinhou com Pedro Rodrigues (ex-líder JSD/Opositor e Passos Coelho) numa candidatura à Distrital de Lisboa do PSD.
  • Desde aqui para a frente foi todo um “fartote de episódios”
    • Confusões na equipa com acusações recíprocas de má gestão. (analisado mais a frente)
    • Confusão da eutanásia:
      • “JÁ ACONTECE NO SNS” (LINK)
      • “NUNCA VI PRATICAR” (LINK)
      • MINISTÉRIO PUBLICO ABRE INQUERITO SOBRE DECLARAÇÕES (LINK)
    • Confusão da falta de assistência hospitalar – pessoas vários dias sem comer (LINK)
    • Confusão com Enfermeira Chefe do Hospital de São João (Analisado mais a frente)
    • Agitação com greves, a partir do protesto com os especialistas

 

 

Mas afinal quem é então, Ana Rita?

Dei-me ao trabalho, nas poucas horas vagas que temos para descanso enquanto enfermeiro, de juntar ler/pesquisar tudo o que havia sobre tal suis generis pessoa.

 

 

 

A 7 de novembro de 2017, somos apanhados com uma notícia sobre a recusa do tribunal administrativo de Lisboa da candidatura da enfermeira Ana Rita Cavaco por não ter 15 anos de profissão, algo que foi esclarecido pela ordem (LINK).

Ora bem começo aqui pela simples razão de que todos sabemos que existem regras, as mesmas que devem ser seguidas e analisadas antes sequer de se por nestas posições. Mas continuando…

Dia 12 de fevereiro deste ano surge isto:

 

BASTONÁRIA INSTAURA PROCESSOS CONTRA VICE-PRESIDENTE E DIRECTOR FINANCEIRO (LINK)

Ironia do destino, instaurar processos a pessoas integrantes da sua equipa de trabalho…

Será que a Bastonária não tinha noção ou então…. Será que a mesma tem culpa no cartório e prefere “chutar a bola” (?). Esta segunda opção é a que mais me leva a crer a ser a real, isto porque:

 

NO DIA 7 DE MARÇO surge isto:

PJ EFETUA BUSCAS NA ORDEM DOS ENFERMEIROS (LINK)

É aqui que começa a minha grande questão… e, fazer atenção, isto é o início de tudo.

 

VICE DA ORDEM DOS ENFERMEIROS ACUSA BASTONÁRIA DE RECEBER MILHARES DE EUROS INDEVIDAMENTE (LINK)

Em declarações aos jornalistas no dia em que a sede da Ordem dos Enfermeiros foi alvo de buscas, Graça Machado comenta o caso e responde ao inquérito disciplinar de que foi alvo.

“O que se passa aqui é que a senhora bastonária, durante algum tempo, andou a usufruiu de alguns quilómetros falseados, de algumas custas que não são realmente legais e eu aborreci-me com a situação e a senhora bastonária decidiu, simplesmente, difamar-me. Neste momento, temos em curso alguns processos-crime contra a bastonária e a Ordem dos Enfermeiros”, segundo a vice-presidente.

Graça Machado explica que apresentou documentos a confirmar a autorização de quilómetros fictícios.

“Apresentei folhas assinadas pela bastonária, por mim, pelo vice-presidente Luís Barreira, em que estavam autorizados os ditos quilómetros fictícios. Eu tenho as faturas da Via Verde onde o enfermeiro Luís Barreira passou várias vezes e que não correspondem às datas que ele afirma que teve as tais viagens. Eu tenho os extratos bancários da Ordem em que foram feitos os depósitos dos valores em causa não conta da senhora bastonária, na conta do vice-presidente e na conta dos presidentes das secções. O que é que isto é falso? Estão a brincar comigo”, atira a dirigente da Ordem dos Enfermeiros.

Graça Machado desafia a bastonária Ana Rita Cavaco a justificar a questão dos alegados quilómetros fictícios e a apresentar “despesas que comprovem 2.800 euros por mês” que recebia para gastos com viagens.

“Podem dizer que não, que é mentira, que ninguém fez quilómetros fictícios, ninguém fez folha nenhuma. Então como é que ela declara os 2.800 euros que ela recebeu todos os meses, mais o seu ordenado. Isto é importante esclarecer. Isto não é o ordenado, é um extra ao ordenado. Eu recebia o meu ordenado e recebia mais os 1.400 euros”, admite a vice-presidente da Ordem.

Será que não chega de esta senhora gozar a seu belo prazer dos anos e anos que temos de trabalho?

 

Daqui para a frente foi um fartote de coisas que fui encontrando sendo que me deparei curiosamente com esta situação, num blog (que, diga-se de passagem, vale a pena acompanhar)

(LINK)

 

“Voltando à Ana Rita Cavaco, até pode ser legal que ela vá comprar roupa de gala e vá ao cabeleiro porque tem um qualquer evento institucional, mas é uma vergonha fazê-lo, sejamos honestos é um insulto a todos nós que pagamos quotas e bem que nos custa fazê-lo, porque somos mal pagos. Que arranje o cabelo em casa e que leve um vestido de um casamento qualquer, se quer ir de gala, que dê o exemplo, deixe-se de luxos e privilégios parvos.

O absurdo e a falta de respeito ganham proporções maiores, quando a vice-presidente encostada afirma que a OE tinha decidido pagar os vencimentos dos enfermeiros requisitados para trabalho nas sedes, não seria necessário que o Ministério da Saúde ou das Finanças fizesse esse esforço, coitados, estávamos em crise e assim como assim há tanto dinheiro para gastar na OE. Apenas se esqueceram que esse dinheirito que foram poupar ao Estado é o dinheirito pago do bolso dos enfermeiros, membros da OE, esses mesmos enfermeiros que desde há mais de 10 anos têm sido colocados de parte por esses mesmos Ministérios, Ministérios esses que têm contribuído para a exportação de enfermeiros desempregados. Ou seja, estamos a pagar a quem nos pisa.

E por falar na vice-presidente e para responder aos defensores da OE e da Bastonária, já pensaram que tanto ela como o director financeiro sabiam dos riscos que corriam e mesmo assim assumiram com coragem e deram a cara? Ela assumiu e sabia que iria assumir que comia do mesmo prato e ele assumiu e sabia que iria assumir a sua conivência com tanto trapalhada, ou seja, eles já sabiam que também não iriam sair muito bem na fotografia, mas mesmo assim arriscaram em jeito de vingança, porque ao que parece o ambiente por aquele palacete é nauseabundo.

Vejamos no que isto vai dar, que se investigue, mas que se investigue a fundo, mas não sejamos ingénuos ao ponto de proteger a todo o custo a OE. Apesar da reportagem pouco cuidadosa, de mau gosto até, com o modelo da enfermeirinha a mostrar o soutien e a olhar feita parva pro tubo de colheita, muito lodo veio à tona e muito ainda há-de vir.
E enquanto isso, a Ana Rita continua a enviar-me pedidos para o Candy Crush Saga”

 

 

Resumidamente, Não chega? Não chega mesmo Ana Rita? Será que a justiça não vê o que se está a passar aqui? Uma situação que não se pode deixar de analisar!

 

 

 

 

 

 

 

 

KinderSupresa: Não podia ir me embora sem vos mostrar mais três ultimas peripécia da nossa Bastonária, e pensem assim, é a supresa do “ovo Kinder!”, sim, é esta a surpresa que nos representa:

 

  1. BASTONÁRIA PEDE DEMISSÃO DE ENFERMEIRA DIRETORA DO SÃO JOÃO HOSPITAL REAGE E CHAMA-LHE MENTIROSA (LINK)

 

Onde é que já se viu hospital como o São João a dizer o que disse sobre a nossa Bastonária.

Andamos de certo a brincar aos altos cargos não é Ana Rita? Andamos de certo a brincar com milhares de Enfermeiros a fazer a figura que faz e a ser chamada de mentirosa.

 

  1. SUSPEITAS DE BRUXARIA NA SEDE DA ORDEM DOS ENFERMEIROS (LINK)

 

Fazer atenção que temos direito a imagens e declarações no mínimo surreais da nossa representante.

 

  1. ORDEM DOS ENFERMEIROS ACUMULA 10,5 MILHOES NO BANCO (LINK)

 

Mas o mais giro é que foi gasto meio milhão em servidores e sites novos…

 

 

 

 

 

Pede-se Justiça… E que esta senhora seja afastada do cargo que tem. Nós Enfermeiros merecemos mais. Ser capa de jornais, abrir noticiários não é o significado de ser Enfermeiro!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s